domingo, 24 de junho de 2012

Destino: Chile!


Nada melhor do que falar sobre viagens. Melhor ainda, compartilhar dicas sobre como conhecer um país lindo gastando pouco, maravilha! Então vamos lá, falaremos sobre o Chile, um país lindo, pertinho de quem está no Brasil e com muita coisa boa para ver e fazer. Vou compartilhar informações úteis para quem está programando uma viagem para Santiago e arredores, ou mesmo para quem está planejando viajar e não sabe para onde… que tal uma inspiração? Pois é, o Chile inspira! Inspira romantismo, inspira aventura, inspira cultura! Costumo dizer que o Chile é um país completo, tem as quatro estações bem definidas, tem montanhas nevadas, deserto, praias lindas (e geladas), uma capital com uma ótima infraestrutura, lagos, ilhas, enfim, vale muito a pena conhecê-lo. Dos quatro países na América do Sul que conheço, o Chile é disparado o mais legal, na minha opinião. Para quem tiver tempo e $$TEMPO$$ vale a pena conhecer tudo! Porém, para quem está programando ir apenas para Santiago, pode ficar tranquilo pois vale muito, foi o roteiro que eu fiz, portanto é sobre o que falarei.

 Centro de Santiago - A Fusão entre o Antigo e o Moderno

Destino: Santiago do Chile e arredores.

Clima: Uma delícia, tem as quatro estações bem definidas. As estações ocorrem como no Brasil, sendo o forte do inverno próximo a Julho e o forte do Verão próximo a Janeiro.

Quando ir: Eu indico os meses no final do inverno, especialmente setembro. Digo isso porque julho é alta estação, e é tudo muuuiiittooo mais caro. Quando a gente viaja, procuramos todas as formas possíveis de economizar, então eu fugiria de Julho. Em 2009 eu fui na primeira semana de outubro, mas já é arriscado não encontrar neve (o que não aconteceu no nosso caso, ainda bem!). Setembro é um mês ótimo, já nevou muito tempo então tem uma camada alta de neve nas montanhas. Excelente condição para esquiar ou mesmo brincar na neve. Não está mais tão frio e tem aquele solzinho maravilhoso o dia todo para passear pela cidade confortavelmente. Para quem quiser o conhecer o Deserto também é um clima ótimo pelo que pesquisei, pois não fui para o Deserto do Atacama, ainda!!!

Onde ficar: A escolha do hotel é importante, porém depende do que o viajante procura. No meu caso, nós procuramos sempre opções bem localizadas, em bairros seguros e com boa infraestrutura. Optamos geralmente por hotéis simples, mas com conforto e bem limpos. Uma dica para encontrar o hotel e reservá-lo é o site booking.com. Super confiável, vocês podem escolher o hotel que quiserem e ver comentários de hóspedes. Geralmente reservamos hotel por esse site (geralmente é mais barato que pelo próprio hotel). É importante observar se o hotel escolhido tem desayuno (café-da-manhã) e se o pagamento é feito no hotel ou se é debitado do cartão de crédito. Já falei sobre isso aqui. Porém lembro que o segredo é pesquisar antes de ir, pois às vezes as agências de turismo no Brasil conseguem ofertas ótimas que valem muito a pena. Quando eu fui, ficamos em um flat em Santiago, no bairro Providência, chamado La Fayette. Amei esse bairro! Queria morar lá! O Flat era ótimo porque era super confortável e vinha todo equipado, o que permite gastar menos em restaurantes para refeições rápidas. Também há a opção de hostels (ou albergues), não posso opinar porque nunca ficamos. Como eu disse tem coisas que economizamos muito, mas outras acho que não vale a pena, e uma boa cama e um bom banho de hotel compensam o preço para mim, porque passar o dia caminhando e passeando requerem um boa noite de sono com um mínimo de conforto. E desse conforto de hotel eu não abro mão. Mas mesmo assim é possível economizar bastante se a escolha do hotel for bem feita.

O que levar: Protetor solar! Jamais esqueça de usá-lo, além de ser um item importante sempre, ele será útil nas montanhas, pois o sol refletido na neve queima mais do que na praia. Óculos de sol também são indispensáveis. É importante saber que as roupas de neve e botas para esquiar ou mesmo para caminhar na neve são alugadas no caminho para as montanhas. Se vocês forem com operadora de turismo, eles já tem tudo organizadinho, portanto não há com o que se preocupar.

Um lugar: Valle Nevado, se for inverno. É um passeio que não pode faltar na programação.
Valle Nevado na primeira semana de Outubro de 2009. Neve e frio!

Um Restaurante: Recomendo o Restaurante Giratório. É interessante pois é possível ter uma visão geral da cidade, pois ele gira de verdade! E peça um Pisco Sour, que é uma das bebidas típicas de lá.

Dicas: Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Porém leve seu passaporte ou sua carteira de identidade atualizada. Será necessário preencher um formulário para ser entregue e carimbado pela Imigração, mas é muito tranquilo. Sobre alimentação, é bem tranquilo também, tem opção para todos os gostos. Sobre presentes, tem várias coisas em Cobre que são bem legais, bem característicos de lá, mas o mais característico na minha opinião, para nós, mulheres, é uma bela joia de Lápis-lazúli, que é uma pedra linda característica daquela região. Eu comprei um anel lindo que não foi caro. Nada melhor que carregar com a gente mesmo uma lembrança de um lugar tão lindo, não é mesmo?

Vou fazer um novo post com mais dois temas, O que fazer e Outras informações, para deixar o assunto bem completo e ajudar quem estiver planejando conhecer esse lugar maravilhoso!

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário