quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dicas para economizar durante uma viagem


Olá! Dando continuidade ao post de ontem, hoje vamos compartilhar dicas para economizar durante a viagem…

Dica 5: Compras, nem tudo vale a pena! Realmente se fizermos um comparativo geral, o Brasil é um dos lugares mais caros do mundo (esqueçam de Angola nesse caso, heheh). Mas tem coisas que não valem a pena. Na minha opinião, sapato é um item que nunca vale a pena comprar fora do Brasil. Temos que admitir que os melhores calçados são fabricados no Brasil, mais especificamente no Sul, então para que comprar lá fora? Acho que não vale a pena. Porém eletrônicos, cosméticos e roupas de marcas internacionais são exemplos de mercadorias que sempre valem a pena comprar fora do Brasil, porém é importante pesquisar bem antes e comparar os preços na época da viagem. Observem se há taxas de compras no destino e se existe a possibilidade de restituição de impostos, o famoso “tax free”.

Dica 6: Cuidado com o câmbio. Caso esteja viajando para um local fora do Brasil, cuide desse detalhe pois muitas vezes ele engana, principalmente quando a moeda no destino é mais valorizada que a moeda Brasileira. Um cafezinho na Espanha custa só 1 Euro??? Só uma moedinha? Pois é, mas lembre-se que essa moedinha vale vários tostões Brasileiros! Além disso pesquisa a cotação cambial próxima da data da viagem para saber se vale a pena usar o cartão de crédito. E não esqueça de contabilizar as inúmeras taxas e impostos dos cartões e avisar ao banco sobre sua viagem, caso contrário seu cartão pode ser bloqueado!

Dica 7: Faça a maior parte do city tour por conta própria. Ok, essa dica não vale para tudo nem para todos, mas para destinos mais comuns e para quem puder e quiser realmente descobrir o local sem gastar muito, programe seu tour por conta própria. Por isso que falei ontem lá na primeira dica que o ideal para economizar é viajar com tempo, pois assim você pode conhecer tudo aos poucos, sem precisar gastar um fortuna com um guia local. Lembro que há destinos onde um guia local é indispensável, na África por exemplo, ou mesmo na Ásia vale a pena contar com guia por causa do idioma, segurança e pela questão de deslocamento. Mas para os destinos mais comuns e para quem tem mais disposição, aqui vai a dica de ouro: Faça o tour no primeiro dia com os “Red Bus” chamados de “Ônibus turístico”. São aqueles ônibus geralmente vermelhos (como o famoso de Londres) que são abertos no 2º andar para facilitar a visualização da cidade em alguns casos. Eles permitem que você suba e desça em pontos diversos pagando uma taxa única por dia. Também possuem informações em áudio sobre os pontos turísticos principais e sobre a cidade (Nem sempre em Português!). Dessa forma você faz seu próprio roteiro porém não deixa de conhecer ou pelo menos dar uma passadinha em nenhum local importante.

Dica 8: Alimentação. Dependendo do tipo de viagem, é possível economizar se alguns cuidados forem tomados em relação a alimentação. Claro que, se você estiver fazendo uma viagem gastronômica nem pense nisso, mas para as viagens mais básicas, lembre-se de jamais sentar em uma mesa sem antes ver o menu, pois basta você sentar que logo enchem a mesa de aperitivos, e aí meus amigos, só resta dizer “bom apetite”! Hehehe. Também cuide com a alimentação no hotel, que por ser uma forma mais prática, geralmente é bem mais cara! Às vezes há opções bem próximas ao hotel com preço absurdamente inferior.

Espero que essas dicas ajudem vocês a voltarem de uma viagem com a consciência financeira tranquila. Quer saber mais dicas sobre algum assunto específico? Deixe o seu comentário ou entre em contato por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário